APELO URGENTE – DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

A medula óssea é a “fábrica” onde o nosso sangue é produzido e encontra-se, como o nome diz, no interior dos ossos, onde se produzem os vários elementos do sangue e do sistema imunitário: glóbulos brancos ou leucócitos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Algumas doenças como a leucemia e outras doenças do sangue e do sistema imunitário têm sido tratadas com transplantação de medula óssea. É desejável que o doador das células seja um irmão, porque entre irmãos é maior a probabilidade de encontrar um dador compatível – em média, 1 em cada 4 irmãos é compatível. Quando o doente não tem irmãos, ou os irmãos não são compatíveis, procura-se encontrar um dador compatível fora da família. É possível, mas é muito mais difícil. Pode ser necessário pesquisar entre 100.000, 200.000, 500.000, ou mais de 1.000.000 de dadores. Aproximadamente 80 por cento de todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível, mas nem todos os doentes para os quais foi identificado um dador idêntico chegam à fase do transplante.

Doar medula óssea não tem risco, nem acarreta sofrimento físico para o dador. É um gesto muito simples, e com esse gesto, uma vida pode ser salva. Dois alunos da Escola necessitam de um dador de medula óssea compatível, vamos ajudá-los e, quem sabe, talvez contribuir para salvar uma vida!

PP_Medula_Óssea_Público (1)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s